Páginas

ESCOLA BÁSICA DE SOARES DOS REIS - VILA NOVA DE GAIA

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Rede Hidrográfica de Gaia

Como verificamos que a maior parte dos alunos desconhece as ribeiras de Gaia recorremos ao PDM de Gaia para aprender um pouco mais sobre estas importantes linhas de água. 

"O Rio Douro apresenta-se como o elemento hidrográfico mais significativo do concelho. Nasce na Serra de Urbion, em Espanha, a cerca de 1700 metros de altitude.  O Rio Douro percorre 27 km no concelho de Vila Nova de Gaia até encontrar a sua foz no Oceano Atlântico. 

Na parte da bacia hidrográfica do Rio Douro abrangida pelo concelho de Gaia destacam-se o Rio Febros e o Rio Uima. 

O Rio Febros, com uma extensão de 17 km, nasce junto ao limite Sul do concelho e desagua no Rio Douro, a Poente do Areinho de Avintes.

O Rio Uima, com uma extensão de cerca de 12 km, em que apenas 8 km atravessam Vila Nova de Gaia,  desagua também no Rio Douro, em Crestuma.

Na parte do concelho mais próximo do litoral, encontram-se as ribeiras atlânticas, ou seja, ribeiras litorais que drenam directamente para o Oceano Atlântico. Na zona da orla costeira, onde o território é quase plano e os cursos de água desenvolvem-se em vales largos e pouco evidenciados na paisagem, destacam-se, de Norte para Sul, a Ribeira de Canidelo; a Ribeira de Atiães; a Ribeira da Madalena; o Rio de Valverde; a Ribeira de Canelas; o Rio do Espírito Santo; o Rio da Granja; o Rio do Juncal e a Ribeira do Mocho, que desagua no concelho de Espinho. "






Sem comentários:

Enviar um comentário