Páginas

ESCOLA BÁSICA DE SOARES DOS REIS - VILA NOVA DE GAIA

domingo, 7 de abril de 2019

Alimentação Saudável e Sustentável


No dia 29 de março de manhã,  recebemos a visita de uma técnica da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia que veio debater, com os alunos do 6º ano, vários assuntos relacionados com a Alimentação Saudável e Sustentável.
Começamos por falar sobre a roda dos alimentos a qual se divide em 7 grupos: Os cereais e seus derivados, as hortícolas, as frutas, as gorduras, os laticínios, as proteínas e as leguminosas, todos em grupos grandes ou pequenos dependendo dos que se devem consumir em maior ou em menor quantidade.
Com a roda dos alimentos tiramos a conclusão de que uma alimentação deve ser completa e variada (ingerir alimentos de todos os grupos) e equilibrada (ingerir os alimentos nas proporções indicadas pela roda).
De seguida, falamos sobre os cuidados a ter com a alimentação como por exemplo, evitar o consumo de carnes vermelhas, ou seja, preferir carnes brancas e preferir as ervas aromáticas ao sal...
A técnica recomendou ainda, que devemos comprar produtos nacionais, pois para os produtos estrangeiros chegarem a Portugal é preciso transportes o que faz muita poluição para o ambiente.
Por último, os alunos ficaram de boca aberta quando a técnica informou que para 1 kg de carne de vaca gasta-se 15 mil litros de água.
Esta sessão foi muito interessante, pois desenvolveu o conhecimento dos alunos.

                                                                                                             Rita Fernandes, nº 25, 6º B




Sem comentários:

Enviar um comentário